Utilize o SAC 4.0 para oferecer experiências positivas e conquistar cada vez mais o seu cliente
Com a era da informação, a maioria dos serviços precisou de adaptar para “ficar online”. E com o atendimento ao cliente não poderia ser diferente. Afinal, esse é um dos departamentos mais importantes em qualquer empresa. Como resultado, surgiu o SAC 4.0. Será que a sua equipe está preparada para esse novo momento?
Para responder essa pergunta temos uma reflexão inicial: quando o seu consumidor entra em contato com a sua empresa, a experiência é rápida e positiva? Ele precisa ficar vários minutos no telefone para conseguir falar com alguém ou rapidamente consegue acessar canais virtuais de atendimento?
Neste artigo vamos explicar melhor sobre o conceito, as vantagens e 3 dicas práticas para a sua empresa começar a transformar o atendimento ao cliente. Continue a leitura para saber mais!
O que é SAC 4.0?
De forma geral, o SAC 4.0 é a versão online e otimizada do atendimento ao cliente. Ou seja, está diretamente relacionada com as práticas de omnichannel uma vez que prioriza a interligação entre todos os canais de comunicação da empresa.
Vale destacar também que o seu principal objetivo é tornar as interações com os consumidores mais ágeis, simples e intuitivas. Para isso, pode utilizar tecnologias avançadas como bots, big data e cloud computing.
Por que é importante modernizar o atendimento ao cliente?
Primeiramente, vale lembrar que clientes satisfeitos são a peça-chave para o sucesso do negócio. Por isso, cada vez mais ouvimos sobre estratégias de customer success. E nós sabemos que quando não conseguimos entrar em contato com uma empresa para tirar uma dúvida ou resolver um problema, existe uma grande chance de não comprarmos mais no mesmo local.
Isso sem contar os impactos negativos que clientes insatisfeitos podem gerar para a reputação de uma marca, não é mesmo? Dependendo da gravidade e do volume de reclamações, a empresa pode ver o seu faturamento diminuir cada vez mais com o passar do tempo.
Mas, não é só isso! Ao modernizar o seu atendimento, digitalizando e integrando todos os processos possíveis, o seu negócio fica mais estratégico. Como resultado, além de agilidade, organização, praticidade e economia você também pode:
- Coletar dados essenciais para criação de diversas estratégias;
- Aproximar e conhecer os clientes;
- Determinar o seu público-alvo;
- Entender as demandas atuais do mercado;
- Identificar melhorias nos produtos e serviços;
- Aumentar a eficiência;
- Melhorar a satisfação do cliente;
- Garantir uma boa nota de NPS.
3 maneiras descomplicadas de utilizar o SAC 4.0
1) Use os canais de comunicação a seu favor
As redes sociais ganham papel cada vez mais importante no mundo corporativo. Hoje, além de serem canais de comunicação para gerar aproximação com os consumidores, também são ferramentas cruciais de atendimento.
Isso ocorre porque além de simplificar o processo de comunicação, elas também passam a sensação de agilidade. Em muitos casos o cliente consegue falar em tempo real com um atendente para esclarecer em poucos minutos uma dúvida ou registrar uma reclamação. Isso sem contar que a sua equipe pode programar respostas automatizadas nos chats para responder dúvidas frequentes.
Por isso, vale a pena investir nesses canais e, se necessário, realizar integrações com outros sistemas. Isso permitirá que a sua equipe possa dar continuidade a um atendimento em outra plataforma.
Por fim, não fique apenas nas mídias sociais. Vale destacar que também existem alguns sites como o Reclame Aqui que trazem oportunidades interessantes. Por exemplo, o monitoramento da reputação e as principais reclamações da sua marca.
2) Treine sua equipe adequadamente
Ofereça treinamentos para garantir um atendimento humanizado, baseado em respeito, empatia e paciência. Afinal, um dos principais desejos dos clientes é se sentir compreendido.
Mas, não se esqueça das capacitações técnicas. Para começar, seus colaboradores precisam estar preparados para utilizar a linguagem correta de acordo com cada canal de comunicação.
Por exemplo, dependendo da cultura organizacional e das estratégias de marketing, é permitido usar uma linguagem descontraída nas mídias sociais. Em alguns casos até os “memes” são liberados. Porém, o mesmo já não pode ser feito em um e-mail resposta vindo do Reclame aqui.
Além disso, também é fundamental capacitar os atendentes para que eles compreendam todas as funcionalidades disponíveis em cada plataforma. Quanto mais eles conhecerem as novas tecnologias, mais rápido e completo será o atendimento. No final, a sua empresa economiza e o seu cliente fica mais feliz!
3) Crie parcerias com empresas inovadoras
Por último, não podemos deixar de lado as parcerias! Hoje já existem empresas específicas com soluções ideais para um SAC digital. Para exemplificar, podemos citar as especializadas em chatbots que criam o chat personalizado conforme as demandas da sua empresa.
Da mesma forma, também existem organizações que oferecem serviços inovadores para diminuir a burocracia e o prejuízo das reclamações. Por exemplo, você sabia que nós da boomee garantimos um processo de troca simples? Agora o seu cliente pode ser ressarcido em até 3 dias após uma reclamação.
Com essas parcerias, além de oferecer um serviço diferenciado e eficaz, você garante uma reputação positiva no mercado.
Boomee, a parceria ideal para o ressarcimento digital
Com nossa ajuda, você se conecta com o cliente de forma mais inteligente. Através de nosso sistema de ressarcimento, a comodidade, praticidade e segurança estarão garantidas.
E como isso é possível? Basta alguns cliques no smartphone de seu cliente. Clique aqui e conheça essa nova solução para transformar o seu atendimento ao cliente!