Como anda a experiência do cliente na sua empresa? Seus consumidores estão satisfeitos com os serviços? Sua equipe está motivada? A área está alinhada com a estratégia da empresa?
Por isso estamos começando 2022 com uma reflexão interessante sobre os bastidores das empresas e como as equipes podem oferecer experiências cada vez mais memoráveis para seus clientes, mesmo em tempos de restrição de orçamento.
Confira abaixo algumas práticas fundamentais e venha participar do nosso webinar gratuito onde iremos aprofundar essa discussão.
Como oferecer uma experiência memorável?
Se você está aqui, sinal que sabe o porquê de se preocupar com a experiência do cliente.
Claro que por se tratar de pessoas e negócios distintos, cada desafio pedirá uma solução. Entretanto, ainda é possível ter uma ideia geral dos segredos por trás dessas experiências inesquecíveis.
1) Transforme o negativo em positivo durante a experiência do cliente
Nada mais impactante para os seus consumidores do que transformar algum momento negativo com a sua empresa em algo positivo. Para isso você precisa ter uma equipe alinhada com a cultura da empresa, com foco no cliente e criatividade diante de adversidades.
Assim, quando algum de seus colaboradores se deparar com algo que não seria tão bom para a sua marca, como uma reclamação ou devolução, ele terá a autonomia para encontrar uma solução que agrade ou até mesmo surpreenda o consumidor.
2) Vá além das expectativas
Ao surpreender seus consumidores você já está criando uma experiência memorável. Por isso, fortaleça a sua relação com seus consumidores trazendo algo que eles não esperam.
Por exemplo, uma comunicação mais pessoal e humana durante a jornada do cliente. Ou até um programa de fidelidade personalizado, onde sua marca oferecerá descontos ou brindes de acordo com o perfil de consumo de cada cliente.
3) Crie uma cultura de criatividade para fortalecer a experiência do cliente
Um dos segredos para superar adversidades e encantar seus clientes é a criatividade. Sem ela nossa vida não seria tão inesquecível. Então, nada melhor do que tornar a criatividade parte da cultura de sua empresa. Lembre-se que ao estimulá-la nos departamentos e colaboradores, a inovação estará presente em todos os momentos. Ou seja, será mais fácil construir pontos impactantes e positivos dentro da jornada do cliente.
4) Use a Tecnologia como meio, não fim.
Por fim, não podemos deixar de trazer a tecnologia como excelente aliada na construção da excelência e de experiências memoráveis. E aqui vale um lembrete: não se limite apenas em digitalizar interações ou entregas para otimizar pontos de contato durante a jornada com seu consumidor.
Hoje as ferramentas e plataformas disponíveis nos permitem acessar diversos dados analíticos. Com eles, conseguimos compreender melhor as perspectivas ou até comportamentos dos usuários. Ou seja, você e a sua equipe terão ainda mais embasamento para tomar decisões e construir experiências humanizadas.
Esse será um ótimo caminho para estruturar uma jornada de excelência capaz de surpreender seus clientes e melhorar os indicadores de satisfação.
Agora que você já aprendeu um pouco sobre como começar a melhorar a experiência do cliente, que tal aprofundar ainda mais seus conhecimentos e tirar dúvidas com quem entende sobre o assunto?
Isso mesmo, garanta sua vaga gratuita em nosso webinar Por trás da experiência! Estamos te esperando para trocar ainda mais experiências sobre o tema.